Primavera: RHP (PT) – Novo serviço de Comunicação de Vínculo à Segurança Social

23/11/2021

 

Exmo.(a) Sr.(a),

Em 2017, a PRIMAVERA foi pioneira na integração com a Plataforma Bäse da Segurança Social, entretanto renomeada para Plataforma de Interoperabilidade. Esta integração permitiu a otimização de recursos e a melhoria da produtividade dos utilizadores do módulo de Recursos Humanos, possibilitando comunicações diretas à Segurança Social a partir do ERP, designadamente:

 

  • Efetuar o registo de vínculo dos colaboradores aquando da admissão/readmissão;
  • Consultar os dados dos colaboradores, ou seja, comparar as informações do ERP com as da Segurança Social Direta;
  • Validar, submeter e substituir a Declaração Mensal de Remunerações para a Segurança Social.

 

Relativamente a este último ponto, a Segurança Social comunicou recentemente a substituição do serviço “Registar de Vínculo” pelo novo serviço “Comunicar Vínculo”. De acordo com o mesmo comunicado, o novo serviço passará para produtivo até ao final do ano de 2021 (durante o mês de dezembro), sendo desativado o serviço atual na mesma data. No entanto, até este momento não foi anunciada nenhuma data concreta para a ativação/desativação destes serviços.

Para suportar estas alterações, a PRIMAVERA está a preparar uma nova versão do módulo de RHP que irá incluir a integração do ERP com o novo serviço “Comunicar Vínculo”, sendo esta versão disponibilizada para a v10 e v9 ainda neste mês de novembro.

Assim, quando a Segurança Social anunciar a data oficial para a desativação do serviço atual, os clientes que estejam atualizados poderão, através de uma configuração disponível no Administrador, indicar a passagem para o novo serviço. Os clientes que não tenham essa opção terão de aguardar pela atualização ou enviar um pedido para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. a solicitar o agendamento.

Nota: Relembramos que este novo serviço continua a ser exclusivo para a comunicação de TCO (trabalhadores por conta de outrem) no Regime Geral.