Entrega da Declaração de Remunerações à Seg. Social (Apoio Retoma Progressiva)

09/09/2020

Exmo.(a) Sr.(a),
 

Como comunicado a 07/09, e de acordo com as novas orientações sobre a entrega da Declaração de Remunerações à Segurança Social relativas à medida de Apoio à Retoma Progressiva com impacto já na entrega referente ao mês de agosto, a 2U informa que a PRIMAVERA disponibilizou uma nova versão do Utilitário de Apoio Medidas Covid-19.

Esta nova versão permite:

  • Gerar o ficheiro da DRi de acordo com as novas instruções da Seg. Social com a inclusão dos trabalhadores abrangidos pela medida de Apoio à Retoma Progressiva, em que as remunerações com natureza P devidas pelas horas trabalhadas e a compensação retributiva são declaradas de forma agregada numa linha única com a correspondente taxa “normal”, isto é, taxa sem redução/isenção;

 

  • Consultar o valor das contribuições à taxa “normal” e o valor das contribuições considerando a isenção/redução contributiva, que corresponde ao valor a liquidar. Esta funcionalidade é apenas aplicável na geração da DRi de acordo com as novas instruções da Seg. Social, permitindo auxiliar os utilizadores a apurar o valor das contribuições a pagar, que até novembro não estará refletido na guia de pagamento da Seg. Social.

 

De salientar que continua a ser possível gerar o ficheiro da DRi com a inclusão dos trabalhadores abrangidos pela medida de Apoio à Retoma Progressiva, com as remunerações pelas horas trabalhadas e a compensação retributiva declaradas em 2 linhas distintas, bem como as respetivas taxas (normal e reduzida), seguindo o procedimento anteriormente existente.

Para conhecer em detalhe as novas funcionalidades, sugere-se a consulta da documentação de apoio, nomeadamente, a secção "Declaração de Remunerações para a Seg. Social".

Como obter

De acordo com a versão do ERP, devem ser utilizados um dos seguintes utilitários:

Para aceder ao utilitário, basta descarregar o ficheiro e abrir o executável. Verifique que a versão do utilitário é igual ou superior a 1.0002.0032.

Caso a versão seja diferente da versão indicada, deve efetuar a limpeza da cache do browser, seguindo as instruções do Google ChromeMozilla Firefox e Microsoft Edge, e voltar a descarregar o ficheiro novamente.