Primavera: Nova versão do PRIMAVERA Accounting Automation (PAA)

16/03/2020

 

Exmo.(a) Sr.(a),
 

A 2U informa que a PRIMAVERA disponibilizou novas funcionalidades na versão 9 e 10 do Accounting Automation (PAA) que resultam da implementação de um conjunto de melhorias e sugestões de clientes. Para além disto, foi ainda corrigido nesta versão um bug detetado com a data 29/02/2020 por se tratar de ano bissexto. 

De entre as novidades, destacam-se: 

Alerta de documentos pendentes de outros períodos 

Nesta nova versão foi reintroduzido o alerta de documentos pendentes de outros períodos, indicando o número de documentos e o(s) período(s) a que dizem respeito.  

Filtrar e agrupar empresas pela periodicidade do IVA 

No Ambiente de Trabalho está agora disponível uma nova coluna Regime IVA que permitirá agrupar ou filtrar as empresas pela periodicidade do IVA.  

Configurações dos códigos e tokens  

Nas configurações dos códigos e tokens de entidades foi desenvolvida uma nova opção denominada de Fórmula. Para suportar esta nova funcionalidade, foram criados mais campos calculados que poderão ser utilizados na construção do código da entidade, permitindo assim uma maior flexibilidade na personalização do código. Uma aplicação prática desta funcionalidade poderá ser, por exemplo, codificar as entidades pelos últimos dígitos (à escolha do utilizador) do NIF. Por fim, à semelhança dos tokens da entidade, passa a estar disponível também a definição de valores mínimos e máximos dos numeradores para o código da entidade.  


SAFT e eFatura 

Configuração da Data de Lançamento  

Tendo em conta que um documento pode ser contabilizado num período diferente do da data do documento, foi adicionada uma terceira opção em Data de Lançamento para a configuração do processamento do SAFT e eFatura. A partir de agora passa a ser possível utilizar o Último dia do Mês da Data de Referência definida no Ambiente de Trabalho. Assim, caso opte por esta configuração, o PAA irá considerar sempre a DataDoc como sendo a data do documento e a data definida no Ambiente de Trabalho como a Data de Lançamento. Esta configuração é definida no SAFT e eFatura de forma independente. 

Remoções parciais de importações 

Nesta nova versão passa a ser possível fazer remoções parciais das importações SAFT ou eFatura. Tal significa, caso uma importação já tenha documentos contabilizados, que o utilizador poderá remover apenas os documentos pendentes se assim pretender, evitando ter de contabilizar tudo novamente.  

Validação do NIF das entidades

A partir de agora na importação SAFT, caso existam contribuintes inválidos, o utilizador será notificado na caixa de resultado da importação e na tabela das entidades. Os contribuintes inválidos serão indicados a vermelho, sendo possível aplicar um filtro sobre estes. Perante esta situação, o utilizador poderá corrigi-los de modo a criar a ficha da entidade com o NIF correto.  

Criação ágil de entidades, artigos e contas 

Nesta nova versão passa a ser possível criar todas as entidades, artigos e contas das entidades logo após a importação SAFT ou eFatura. Caso opte por não criar, estes serão criados durante a contabilização do documento à semelhança do que acontece atualmente. 


Menos dados, maior performance 

Por último, tendo em consideração que o PAA é uma camada intermédia entre o trabalho a realizar e o ERP, a partir desta versão passa a ser possível limpar das bases de dados do PAA a informação já tratada, com o objetivo de reduzir o seu tamanho e melhorar a performance da aplicação. O utilizador poderá escolher até que data pretende limpar os dados, o tipo de dados (Documentos, Artigos/Entidades ou Tudo) e em que empresa pretende limpar os dados (uma empresa ou em todas).  Ressalva-se que apenas os utilizadores com perfil de administrador podem efetuar esta operação, sendo esta irreversível.  

Para mais informações, aceda ao manual de utilizador a partir da aplicação ou na PRIMAVERA Knowledge Base.

 

Versão


Esta alteração é suportada nas seguintes versões: 
PAA 9 - 9.0000.1379 
PAA 10 - 10.0000.0273